quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Nossas memórias

                                                                  
                                                             Nossas memórias


Memória é algo fantástico! As lembranças vêm em pedaços como uma colcha de retalhos ou um quebra-cabeças. Às vezes encaixa de primeira e outras a gente custa a encontrar o encaixe. Tem lembranças que nos fazem sorrir de imediato, outras nos emocionam e nos levam às lágrimas. Tem aquelas que nos deixam triste e até nos fazem chorar. Mas tem as que nos fazem dar gargalhadas altas e ficarmos horas com cara de bobo olhando pro nada...só lembrando. Ahhh as lembranças...
Em determinados momentos elas vêm de assalto e nem deixam que a gente se prepare. Somos tomados por uma névoa nostálgica e mágica que nos envolve inteirinho e deixa nossa mente como que hipnotizada.
Tem cheiro que nos remete imediatamente ao passado. A alguma situação específica. Um perfume nos lembra alguém; cheiro de comida nos lembra uma casa, tempo de férias, viagem...! Cheiro de chuva nos lembra logo do campo, da roça, da casa da tia, dos avós!
E os sons então? Tem aquela música que te leva até à primeira paixão, ao primeiro beijo, ao primeiro amor impossível (e como eles são frequentes lá no passado, não?). Tem música que você lembra até com quem dançou, onde estava, a roupa que usava! Mas tem um som que jamais te sai da cabeça: a voz de alguém amado, querido. Daquela pessoa que você nunca mais viu e gostaria tanto de reencontrar por aí. As risadas são inesquecíveis porque elas vêm associadas a algo bom.Algo muuuito bom! Impossível esquecer a risada de um amigo, por exemplo. Que coisa interessante é a memória da gente! Fotografa tudo e pendura as fotos num quadro na parede da nossa mente. Todas as vezes que buscarmos por elas, estarão lá ao nosso alcance pra nos deixar por horas outra vez com cara de bobo e olhar perdido no tempo...num tempo que nunca mais teremos de volta.

                                                         __Val Zamp Dantas__

                                                                 15-01-15